Blog

Post: Conheça os profissionais que formam uma equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica

Conheça os profissionais que formam uma equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica

O sucesso da cirurgia bariátrica não depende, exclusivamente, do trabalho realizado pelo cirurgião. Além de exigir a disciplina e o comprometimento do paciente, o procedimento também depende de uma boa equipe multidisciplinar.

Você sabe quais são as especialidades que integram esse grupo? Então, continue a leitura, pois nesse texto serão apresentados cada um dos profissionais envolvidos no processo.

Quais médicos compõem a equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica?

Por ser um procedimento de alta complexidade, existem muitos fatores a serem considerados antes, durante e após a cirurgia. Esses fatores estão relacionados a diferentes partes do corpo humano.

Por isso, há a necessidade de que haja um amplo grupo de especialistas médicos, pois cada um tem a responsabilidade de analisar a situação da área que lhe diz respeito e prescrever os exames que estão sob sua alçada.

Todos esses profissionais desempenham suas tarefas com um único objetivo: fazer com que a cirurgia seja um grande sucesso. Para estar apto ao procedimento, o paciente precisa ter o aval de toda a equipe. Essa aprovação depende dos resultados dos exames e das avaliações.

Isso porque é por meio desses resultados que será possível confirmar a condição física e psicológica do paciente, além de definir a melhor técnica cirúrgica.

Os principais profissionais envolvidos na cirurgia bariátrica são o cirurgião bariátrico, o endocrinologista, o psiquiatra, o nutricionista e o psicólogo.

Como cada especialista atua no procedimento?

Cirurgião bariátrico

Esse é o médico responsável pelo ato cirúrgico. Com base nos pareceres, na sua avaliação e nos resultados dos exames, ele irá definir a melhor técnica de cirurgia bariátrica a ser utilizada.

Além disso, é o cirurgião que define se o paciente cumpre os requisitos e está apto para o procedimento ou não. Na maioria dos casos, esse profissional é também o responsável por escolher a equipe multidisciplinar.

Um cirurgião responsável, bem preparado e com experiência é essencial para atingir bons resultados.

Endocrinologista

O endocrinologista é quem investiga possíveis causas para a obesidade que mereçam tratamento específico, identifica os paciente com indicação de cirurgia bariátrica e prescreve tratamento cínico antes e após a cirurgia.

Algumas doenças menos comuns, como tumores na glândula supra-renal. ou da hipófise, alterações genéticas e alguns distúrbios psiquiátricos podem cursar com obesidade e o tratamento de escolha não é a cirurgia bariátrica no primeiro momento.

Esse especialista também é quem acompanha as principais complicações metabólicas, tais como diabetes, hipertrigliceridemia, distúrbios hormonais e hipercolesterolemia, estabilizando o paciente no pré-operatório e ajustando as medicações nos diversos momentos do pós-operatório.

O acompanhamento prolongado após a cirurgia também reduz os riscos de reganho de peso, deficiência de vitaminas u nutrientes e, assim, dos possíveis efeitos adversos após a cirurgia.

Psiquiatra

A obesidade é uma doença que tem grande influência do perfil psicológico e psiquiátrico. Por essa razão, os cuidados com a saúde mental do paciente são de suma importância. O tratamento de condições psiquiátricas que piorem a obesidade antes da cirurgia é essencial para a boa evolução. Dentre essas condições, podemos destacar o transtorno de compulsão alimentar e a depressão.

O psiquiatra é o responsável por apresentar o perfil psicológico do paciente para equipe, por orientar o indivíduo sobre as possíveis complicações psicológicas que podem ocorrer no pós-operatório e sobre as mudanças que precisará fazer em seu estilo de vida.

É recomendado seguir acompanhamento em conjunto após o procedimento para evitar piora do quadro do humor do paciente e o risco de depressão grave.

Nutricionista

A obesidade está diretamente ligada aos maus hábitos alimentares. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento de uma nutricionista. Esse profissional pode garantir o sucesso da cirurgia, prescrevendo e orientando o paciente para sua nova alimentação.

A mudança alimentar já deve começar antes da cirurgia, e o acompanhamento e orientação devem ser mantidos no pós operatório, idealmente de forma vitalícia.

Agora você já conhece os principais profissionais envolvidos na cirurgia bariátrica e sabe quais funções cada um desempenha. Quer saber mais? Acesse meu site para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *