ENDOCRINOLOGIA

Endocrinologia é a especialidade médica que estuda as glândulas endócrinas e seus prudutos, os hormônios. 
Existem dois tipos de glândulas: as exócrinas que secretam substâncias para o meio externo ou para o interior do trato gastrointestinal – sudoríparas, salivares, mamárias, sebáceas, pâncreas e as endócrinas que secretam hormônios, ou seja substâncias que são lançadas no sangue para realizarem sua função a distância, em outros órgãos- hipófise, tireoide, adrenais, pâncreas, ovários, testículos. 
Doenças das glândulas endócrinas podem se manifestar com alterações sistêmicas, ou seja, com sinais e sintomas em todo corpo.

A endocrinologia investiga e trata de doenças como:

Diabetes, Obesidade, Excesso de Colesterol e Triglicerídeos, Doenças da Tireoide, Osteoporose, Doenças da Glândula Supra renal, Distúrbios da Puberdade, Distúrbios da Mestruação, Doenças da Hipófise, Menopausa, Andropausa, ainda Excesso de Pelo, Problemas de Crescimento, dentre outros.

Sobre a especialidade

A endocrinologia é fascinante por envolver absolutamente todos os sistemas do corpo humano. Tudo é orquestrado pelo sistema endócrino.
Do início da vida ao envelhecimento poderemos ser acometidos por alterações hormonais que afetam a qualidade de vida e o tratamento correto devolve o bem-estar.

“Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre.”
Hipócrates

Quando procurar

Saiba quando procurar Endocrinologia e Metabologia:

Diabetes

Sede intensa, emagrecimento sem razão, aumento do volume urinário e borramento visual são sintomas de diabetes descompensado. Alteração na glicemia e hemoglobina glicosilada em exames de rotina, mesmo sem esses sintomas, requer atenção especializada o mais rapidamente possível. O tratamento adequado é capaz de conceder uma vida normal ao paciente com diabetes e evitar complicações com perda visual, alteração da função dos rins e nervos, além de reduzir o risco de infarto e AVE.

Alterações na tireoide

A tireoide é uma pequena glândula localizada na região anterior do pescoço que rege o metabolismo do nosso organismo. Excesso de função se manifesta com irritabilidade, tremor, insônia e palpitações. A falta causa cansaço excessivo, constipação intestinal, depressão e inchaço. Além das alterações na função, a tireoide pode abrigar nódulos que devem ser avaliados em relação ao potencial de malignidade. O especialista é o mais indicado para diagnosticar e tratar adequadamente.

Saúde da Mulher

Alterações no ciclo menstrual como ausência de menstruação, aumento do fluxo, espaçamento entre os ciclos, dificuldade para engravidar, sintomas do climatério como fogachos, irritabilidade, osteoporose e ressecamento vaginal, surgimento e agravamento de acne e aumento de pelos pelo corpo podem ser decorrentes de alterações hormonais, sendo o tratamento adequado essencial para restaurar o bem-estar e evitar complicações.​

Obesidade

A obesidade e o sobrepeso são cada vez mais comuns na nossa sociedade e a compreensão a importância do tratamento é o primeiro passo para a mudança. Emagrecer não é fácil e nem fisiológico e as mudanças não devem ser provisórias ou temporárias. O tratamento da obesidade é muito mais do que reduzir o peso, é cuidar da saúde, prevenir complicações orgânicas e psicológicas que uma abordagem errada pode causar, é entender a complexidade daquele paciente em questão e tratá-lo com individualidade.

Principais atendimentos:

  • Diagnóstico e tratamento de Diabetes

Diagnóstico correto, prescrição de medicamentos, orientação de estilo de vida e acompanhamento das glicemias visando o ajuste adequado.

  • Tratamento de alterações hormônios sexuais

Avaliação e tratamento de deficiência de hormônios sexuais em homens e mulheres, de excesso de hormônios androgênicos com disfunção de fertilidade, surgimento de pelos e acne em mulheres e tratamento das alterações relacionadas ao climatério e menopausa.

  • Tratamento de sobrepeso e obesidade

Diagnóstico e tratamento de da obesidade e doenças correlacionadas, com intervenção pautada em evidências científicas visando a modificação do estilo de vida, com perda de peso e controle das doenças associadas à obesidade.

Você sabia?

Um a cada 4 pessoas maiores de 18 anos preenche critérios para obesidade no Brasil, se falarmos de sobrepeso esse número é ainda maior. A única forma de mudar essa realidade é com tratamento sério com profissionais especializados.