Hormônios

Você conhece o papel deles no seu corpo?

Os hormônios são substâncias produzidas pelo nosso organismo em glândulas e tecidos que são especializados nessa função. Eles são liberados na corrente sanguínea e, na maioria dos casos, permitem a comunicação entre diferentes áreas do corpo.

Cada um deles têm responsabilidades específicas e possuem lugares próprios para sua atuação. As glândulas que desempenham a tarefa de produzir essas substâncias fazem parte do sistema endócrino.

É possível afirmar que seria impossível viver sem a presença de hormônios em nosso corpo. Eles estão presentes quando tomamos um susto, quando nos apaixonamos, quando ficamos estressados e também quando relaxamos.

Cada célula do corpo possui receptores especiais para cada uma dessas substâncias. Quem comanda a produção e o funcionamento do sistema endócrino é a glândula hipófise.É ela quem estimula as outras glândulas a produzirem sem hormônios em quantidade adequada.

Agora que você entendeu o que são essas substâncias, descubra como cada uma funciona e que benefícios produz em nosso organismo.

Para que servem?
A produção hormonal é muito ampla em nosso organismo. Por isso, irei listar alguns hormônios e suas funções primordiais.